Resultados e notícias

Resultados

Guia AVALER +

O Guia para Diagnóstico, priorização de alternativas, monitorização e revisão do plano de ação, elaborado com o apoio do FAI, foi divulgado na reunião final de projeto AVALER+.

A reunião online decorreu no dia 3 de março de 2022, entre as 10h00 e as 13h00.

Para mais informação pode consultar o Guia aqui.

 

 

 

Artigos em revista

Águas & Resíduos – Consumo de energia nos serviços urbanos de água em Portugal Continental. Resultados 2004-2017. doi: 10.22181/aer.2020.0901

Águas & Resíduos – Custos de intervenções de reabilitação em reservatórios apoiados de agua. doi: 10.22181/aer.2020.0704

Water – The Development of a Framework for Assessing the Energy Eciency in Urban Water Systems and Its Demonstration in the Portuguese Water Sector. doi:10.3390/w12010134

 

Visão geral do projeto

Para informações sobre o projeto pode consultar a seguinte apresentação.

 

Newsletter do Projeto

 

Notícias

Reunião final do projeto AVALER+

Esta reunião online decorreu no dia 3 de março de 2022, entre as 10 e as 13h. Esta reunião teve como objetivos principais apresentar os principais outputs do projeto, promover a partilha de experiência entre EG sobre medidas de melhoria de eficiência energética e o seu impacto e debater necessidades de desenvolvimentos futuros neste domínio.

Para além da presença das EG participantes no avaler+, que fizeram um balanço sobre o diagnóstico e medidas de melhoria de eficiência implementadas, contou também com a presença da ERSAR, ERSARA, ADENE e do Fundo Ambiental.

 

Water journal- Special Issue “Efficient Water and Energy Management in Urban Water Systems”- Abril 2022

No âmbito do jornal open-access Water da MPDI, está aberta a submissão de artigos para o special issue “Efficient Water and Energy Management in Urban Water Systems”. A Dr. Dália Loureiro é a editora convidada neste special issue. A data limite é o dia 30 de abril de 2022.

O principal foco deste special issue será a apresentação de abordagens abrangentes que permitam avaliar a eficiência energética dos sistemas urbanos de água e a sua demonstração em caso reais para o diagnóstico, a seleção, a implementação e a monitorização de medidas de melhoria.

Para mais informação visite o site:  https://www.mdpi.com/journal/water/special_issues/urban_water_systems.

 

IWA Joint Conference Porto – Setembro 2021

Nos dias de 22 a 24 de setembro decorreu a conferência internacional conjunta RTAM – International Conference on Rethinking Treatment with Asset Management e 5th International Conference on Water Economics, Statistics and Finance.

No âmbito do Avaler+  foi apresentado um trabalho sobre “A well-tested approach for water-energy diagnosis to improve efficiency in urban water systems”.

Para mais informação visite o site: https://www2.isep.ipp.pt/iwa_porto2021/index.php?page=home